Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Arquitetura < Home
 
tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
16/Novembro/2009

3XN Architects vence concurso na Dinamarca para transformar estação de trens de carga em centro cultural


Empreendimento de 9 mil m² terá um telhado aberto à circulação dos visitantes e será dedicado às artes visuais, cenografia e literatura.


Ana Paula Rocha

O escritório de arquitetura dinamarquês 3XN Architects foi o vencedor do concurso para a transformação de uma estação de trens de carga em um centro cultural em Aarhus, na Dinamarca. O projeto prevê a criação de um espaço de 9 mil m² dedicado às artes visuais, cenografia e literatura.

Divulgação: 3XN Architects
Antiga estação de trens de carga receberá cobertura aberta à circulação de pessoas

 
O objetivo dos arquitetos foi transformar o centro cultural não apenas em um lugar para exposições, como também em um espaço de educação e negócios para o meio artístico. Além dos espaços existentes, que serão utilizados pelas oficinas e o café, também serão construídos novos anexos para salas de estudo e o auditório.

O maior destaque do projeto, porém, é a cobertura do edifício. Os arquitetos pretendem transformá-la em uma espécie de 'tapete' vermelho aberto à circulação dos visitantes. "O telhado do edifício aparecerá como uma extensão do espaço verde que será criado no empreendimento", diz o memorial descritivo da obra. "O espaço ajardinado criará uma identidade totalmente nova e fresca dentro de uma estrutura histórica", completa.

O projeto incluirá ainda uma série de iniciativas para diminuir o gasto de energia elétrica na ventilação e iluminação do espaço. Os sistemas que serão utilizados, no entanto, não foram especificados pelos autores. O centro cultural foi desenvolvido pela 3XN Architects com a colaboração dos escritórios Nord Arkitekter, Hans Ulrik Jensen A/S, Exner Studio, e Søren Jensen Engineers.

Divulgação: 3XN Architects
Centro de cultura terá 9 mil m²

Divulgação: 3XN Architects
Interior do projeto vencedor do concurso

Divulgação: 3XN Architects
Perspectiva mostra como será feita circulação dos visitantes no telhado do centro cultural


  Arquitetura < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 01/02/12
Recém-inaugurado, estádio polonês para a Eurocopa de 2012 conta com cobertura móvel

PINIweb :: 31/01/12
Hospital na Áustria utiliza átrios, jardins internos e telhados verdes

PINIweb :: 30/01/12
Arquiteto vence concurso do IAB-RS com guarda-corpo de plástico reciclado para ciclovia

PINIweb :: 30/01/12
Edifício modernista é remodelado para abrigar nova sede do Museu do Design de Londres

 

publicidade
 

artigos + lidos
 

Equipe de Obra :: Vídeo :: ed 44 - Fevereiro 2012
Impermeabilização de varanda

PINIweb :: 26/01/12
Prédio em São Paulo tem vigas de 44,4 m a 30 m de altura

PINIweb :: 02/02/12
Presidente da Abece não acredita em crise na engenharia

PINIweb :: 30/01/12
Nova sede do MAC-USP é inaugurada

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT Aeroportos ANAC BIG CAU Concreto Concurso CONFEA construcao Copa do Mundo de 2014 CREA Dersa Emprego FGV Infraero Licitação Norma de Desempenho Rio de Janeiro São Paulo TCU
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2011 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO
Tecnologia e Materiais|Custos|Exercício Profissional |Mercado Imobiliário|Gestão|Arquitetura|Urbanismo|Sustentabilidade|Habitação|Infraestrutura|Legislação|Nordeste
  REVISTAS
Construção Mercado | Guia da Construção | aU - Arquitetura e Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra | Infraestrutura Urbana | aU em Rede | Anuário PINI 2011
  LIVROS | TCPO | SOFTWARE
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Anuário PINI | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  CONTATO
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie
   
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra