Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
  Adicione esta página aos seus favoritos   Assine o RSS
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Arquitetura < Home
 
Envie para um amigo Imprimir tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
20/Junho/2008

BIM está mudando a maneira de projetar no mundo inteiro


Dominic Gallello, presidente da Graphisoft, fala com exclusividade à PINIweb sobre a "revolução" provocada pelo BIM. A plataforma junta modelagem de edificações, ferramentas de orçamento e análise qualitativa de projetos.


Rafael Frank

Os primeiros códigos de programação do sistema Archicad foram inseridos em uma calculadora com 64 kb de RAM, na Hungria, em 1982. A intenção era criar um programa 3D para elaboração do projeto de uma nova usina nuclear, e certificar que não haveria problemas na execução - atrelado ao bloco comunista, o país não poderia recorrer aos capitalistas. Com o desenvolvimento do programa, que não demandava alta capacidade de processamento, a Graphisoft, empresa responsável pela criação do sistema, passou a atender os arquitetos, público ignorado pelos softwares que exigiam computadores poderosos e investimentos altos.

A introdução da computação na arquitetura ocorreu nos anos oitenta, revolucionando o processo de criação, projeto e até mesmo a concepção de espaço. Outra passo significativo foi a integração da tecnologia BIM (Building Information Modeling) ao programa Archicad. Mas mesmo com tais inovações, o presidente da empresa húngara, Dominic Gallello considera que "há forte resistência de profissionais de todo o mundo em relação ao sistema".

Sofia Mattos
Gallello conversou com a reportagem da PINiweb durante sua visita ao Brasil entre os dias 17 e 20 de junho. O País representa um significativo mercado para a Graphisoft, sendo responsável por mais de 5 mil, dos 170 mil downloads no mundo, do BIM Experience Kit -pacote com um trial do Archicad e um vídeo sobre o BIM (Building Information Modeling). O setor educacional também demonstrou grande interesse pela empresa. Dos 22.939 estudantes registrados no mundo, 4% são brasileiros. A Alemanha tem o maior percentual de registros, com 11%, e os EUA, com 10%,  ocupam o segundo lugar.

Confira entrevista exclusiva com Dominic Gallello:

Como o sistema BIM (Building Information Modeling), ao qual o ArchiCAD é integrado, influencia o processo de construção?

Divulgação Graphisoft
O Teatro Jimbocho, Tóqui (Japão), foi projetado com o Archicad
O BIM influencia dramaticamente na construção. O sistema permite que a arquitetura seja integrada à engenharia, inclusive a sustentável. Um desenho 3D ajuda o arquiteto a ser o artista que deseja. E não é apenas no design, mas também no processo de execução e como juntar todas as partes do projeto. É interessante ilustrar com um exemplo: A Nikken Sekkei, uma das maiores empresas de arquitetura do Japão, com cerca de 650 arquitetos, foi responsável pelo projeto do teatro Jimbocho, em Tóquio. É uma estrutura sexy, desenhada em três meses. O projeto é bem complexo, há cortes, muitas peças, é como um origami.

O desenho em 3D eliminou desperdícios de material e retrabalhos, pois não houve modificações no projeto. A obra foi entregue em 15 meses. Esses fatores são importantes em uma cidade como Tóquio. Por essas razões, se fosse apenas um cubo, o custo seria similar. Em termos de controle de custo, na velocidade e em considerar os mais diversos processos construtivos, o BIM possui um enorme impacto.

Os arquitetos passaram a ter diversas preocupações e, com isso, construir obras cada vez menores, com menos responsabilidades, por questões de recursos financeiros. O BIM oferece ferramentas para que o arquiteto valorize seu trabalho. O sistema pode especificar para o cliente quanto custará a obra durante o desenvolvimento do projeto, sem esperar três meses até a construtora fornecer os dados. Com isso, há a possibilidade de mudar o projeto mais facilmente e mostrar ao cliente o que essas modificações causarão. Pela visualização espacial e informações, o desenho do arquiteto também não precisa de grandes modificações na execução, a construtora não perde tempo procurando soluções ou enfrenta problemas no canteiro. Um exemplo típico são os sistemas de ar condicionado, que geram diversos problemas na maioria dos projetos.

Como o senhor avalia a transição de uso do CAD para o sistema BIM?
Essa migração ocorre nos países, alguns de forma mais ou menos acentuada, por diferentes razões. Há a razão cultural. Na Rússia, há um verdadeiro boom de nossos produtos. A situação na China é similar. Eu acho que para eles o 3D é algo natural. A pressão de mercado e a educacional também são outros fatores. Nos EUA, a associação de arquitetos é categórica ao indicar 3D. Além disso, as empresas de construção estão usando o chamado 5D - 3D, mais custo e prazo. As construtoras utilizam essa ferramenta para apresentar os projetos, e o arquiteto não pode ficar no 2D. Fizemos uma pesquisa com nossos usuários e descobrimos que nenhum considera que o 2D é suficiente.

A Graphisoft está no mercado há 25 anos. Há resistência dos profissionais?
O Achicad foi, desde o começo, um programa desenvolvido por arquitetos para arquitetos. E é difícil explicar a flexibilidade e a liberdade que os arquitetos encontram no processo criativo de uma obra com o software. Na última semana, estava em Las Vegas e o proprietário de um grande escritório de arquitetura me perguntou se a simulação 3D realmente funcionava. Nós temos milhões de projetos que nossos clientes conceberam com o programa ao redor do mundo. Eles vão desde casas de família a grandes empreendimentos, de hospitais a centros de pesquisas. Estamos falando de um local onde se executa diversos tipos de obras, muitas suntuosas, e há a impressão de que essa possibilidade tecnológica não funciona. Eu não estaria trabalhando em algo que não acredito.

Os sistemas 3D para projetos começaram nas usinas de energia e de processamento, nos anos 1970 e 1980. As indústrias mecânicas, aeronáuticas e automobilísticas implementaram o programa entre 1980 e 1990. Hoje, esses sistemas custam pouco e proporcionam alta eficiência nos projetos.

Quais são as inovações do Archicad 12?
Destaco três grandes novidades. Tecnologicamente, seremos a primeira aplicação BIM a suportar processadores multicore - com dois ou quatro núcleos. Isso provocará uma grande melhora na performance do software, os processos serão instantâneos. Não é apenas velocidade, mas agilidade nos processos de design 2D ou 3D. os elementos construtivos também poderão ser moldados, editados. O arquiteto poderá mudar uma pequena peça. Outra modificação é que a visualização no sistema 3D de informações é um pouco difícil e, por isso, inserimos os dados do projeto, como dimensões e ângulos entre elementos.


  Arquitetura < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 01/09/10
Aeroporto Internacional de Carrasco, do arquiteto Rafael Vinõly, ganha o prêmio Abcem

PINIweb :: 31/08/10
Santini e Rocha Arquitetos projeta centro clínico e hospitalar sustentável para Joinville (SC)

PINIweb :: 30/08/10
Estudantes de arquitetura da Feevale venceram o prêmio Soluções para Cidades

PINIweb :: 30/08/10
Com três propostas, Corinthians escolhe projeto dos escritórios DDG e Coutinho Diegues Cordeiro para estádio

 

publicidade
 
artigos + lidos
 

PINIweb :: 30/08/10
Com três propostas, Corinthians escolhe projeto dos escritórios DDG e Coutinho Diegues Cordeiro para estádio

Téchne :: Capa :: ed 161 - Agosto 2010
Dinâmico, flexível, equilibrado e líder, o profissional atual é jovem, forma-se na empresa, tem MBA, ama sujar os pés no barro e ver a obra crescer

PINIweb :: 26/08/10
Avaliação precipitada pode inviabilizar orçamento para sistema de estaca hélice contínua

PINIweb :: 23/08/10
Força Aérea Brasileira abre vagas para engenheiros civis

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT aelo arquiteto Arquitetura Caio Portugal CONCURSO Copa 2014 Copa do Mundo de 2014 ESTÁDIO Exposição FGV inscrições Interiores licitação loteamentos lotes Olimpíadas PRÊMIO RIO DE JANEIRO Vagas
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2010 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO
Tecnologia & Materiais|Custos|Exercício Profissional e Entidades|Mercado Imobiliário|Gestão|Arquitetura|Urbanismo|Sustentabilidade|Habitação|Infraestrutura|Legislação
  REVISTAS
Construção Mercado | Guia da Construção | aU - Arquitetura e Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra
  aU em REDE
  LIVROS & TCPO | SOFTWARES
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Anuário PINI | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  SERVIÇOS
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Treinamento de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie | Favorito
   
  Acesse a versão Mobile do site
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra