Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Arquitetura < Home
 
tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
29/Novembro/2011

Herzog & de Meuron projeta ginásio para o Rio Grande do Norte


Projeto foi desenvolvido a partir de uma perspectiva urbana desenhada pelo escritório para uma região carente de Natal. Obras começam no ano que vem


Mauricio Lima

A cidade de Natal deverá ganhar um novo ginásio poliesportivo até 2013, desenhado pelo escritório Herzog & de Meuron. O projeto, doado pelo escritório para o Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora de Conceição, faz parte de uma perspectiva urbana realizada pelo escritório em 2009, que previa a construção de vários edifícios novos no bairro da Mãe Luiza, para auxiliar nas atividades sociais do Centro.

Divulgação: Herzog & De Meuron
Telhas terão vãos entre as sobreposições para a iluminação e ventilação

O novo ginásio é um desses equipamentos que servirá como catalisador para a evolução dessa área de baixa renda da capital do Rio Grande do Norte. O projeto compreende uma quadra com capacidade para 350 espectadores e salas de serviço.

Tudo isso será construído a partir da estrutura de um estádio já existente no local, composto por uma quadra de concreto, colunas e treliças metálicas, mas nenhuma parede ou cobertura. Esses elementos serão mantidos. "Para preservar as características da vizinhança, a geometria existente deverá ser mantida, com altura suficiente para a prática interna de esportes e seguindo a legislação urbana da região", diz o escritório.

Para garantir uma unidade visual ao projeto, o escritório desenhou uma grande cobertura formada por telhas de alumínio cobrindo todo o comprimento do terreno, que tem uma forma irregular. Para suportar a cobertura, as colunas e treliças serão repetidas por todo o terreno.

O terreno é mais alto na parte da quadra e vai diminuindo de nível em direção às salas de serviço. Por isso, a quadra foi rebaixada no mesmo nível das salas, utilizando a própria topografia da região para a formação das arquibancadas. Todo o interior será revestido com concreto, unificando a área interna do ginásio.

Além disso, uma parede ondulada tem a função de delinear a área interna e de dar forma às salas. "O ato de alternar geometrias retas e onduladas na parede cria uma definição clara de cada um dos ambientes", diz o escritório. A parede reta será construída com blocos de concreto, enquanto a parte ondulada será formada por uma grade metálica. As obras devem começar em 2012.

Divulgação: Herzog & De Meuron
Maquete mostra a topografia acidentada

Divulgação: Herzog & De Meuron
Cobertura será composta por telhas de alumínio

Divulgação: Herzog & De Meuron
Ginásio terá capacidade para 350 pessoas


  Arquitetura < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 08/05/12
Pavilhão da Galeria Serpentine terá espaço subterrâneo

PINIweb :: 10/05/12
Estudo prevê investimento de R$ 554 milhões para Revitalização do Cais do Valongo, em Santos

PINIweb :: 14/05/12
Universidade em Curitiba recebe instalação inspirada no movimento

PINIweb :: 14/05/12
Ministério da Cultura vai realizar concurso de projetos para arenas culturais

 

publicidade
 

artigos + lidos
 

PINIweb :: 10/05/12
NR-18 recebe alteração em itens que tratam da segurança nas ancoragens

PINIweb :: 11/05/12
Projeto brasileiro participa de competição internacional de casas autossuficientes

PINIweb :: 28/07/03
Banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência física e idosos

PINIweb :: 09/05/12
Consórcio instala os pilares da cobertura do estádio Castelão, em Fortaleza

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
2012 Agenda Arquiteto Arquitetos Arquitetura Brasil CBIC concreto Concurso de Emprego Engenharia FGV Materiais Obra pesquisa profissionais Projeto Rio de Janeiro São Paulo
 
 
Guia da Construção