Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Arquitetura < Home
 
tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
29/Março/2011

Norman Foster utiliza elementos da arquitetura marroquina em sedes do BMCE


Materiais locais, cúpula e desenhos islâmicos fazem parte dos edifícios


Mauricio Lima

As sedes do Banque Marocaine du Commerce Exterieur (BMCE) nas cidades de Rabat e de Casablanca, no Marrocos, tiveram suas construções finalizadas na última semana. Com projetos praticamente iguais, feitos pelo escritório Foster + Partners, os edifícios são os primeiros a serem construídos pelos arquitetos no continente africano, juntamente com a terceira sede do BMCE em Fez.

Divulgação: Foster + Partners
Terceiro edifício, em Fez, deverá ser concluído brevemente

Construídos com estrutura de concreto, os edifícios têm características muito semelhantes, diferenciando-se por padrões de cor e tamanho, dependendo da sua localização.

Uma das principais características do projeto é ligação com a arquitetura local: "Os edifícios reinterpretam elementos da arquitetura tradicional marroquina, combinando-as com um design de interiores contemporâneo", explica Norman Foster.

As cúpulas dos dois edifícios têm o interior revestido de gesso, de acordo com técnica local, enquanto o exterior é revestido com telhas tradicionais de cerâmica. Da parte interior da cúpula, surge uma coluna de concreto, que forma um banco no centro do edifício.

Além disso, painéis de vidro e telas de 200 mm de profundidade feitas de chapas de aço inoxidável cortado reproduzem desenhos geométricos característicos da cultura marroquina. As chapas são feitas de uma mistura de ferro de baixa densidade que não aquece sob o sol.

Os edifícios se caracterizam pela colunata de entrada e pela divisão em uma série de ambientes que se repetem em grade modular. As sedes foram desenhadas para ter alta eficiência energética, além de contar com materiais provenientes do próprio local. Os edifícios contam com um sistema de resfriamento que não utiliza energia: o ar é puxado por um cano que circula o edifício subterraneamente e, depois de ser naturalmente resfriado pela terra, ele é liberado no interior do edifício.

Divulgação: Foster + Partners
Banco de concreto surge da parte interior da cúpula

Divulgação: Foster + Partners
Edifícios são muito parecidos, diferenciando-se por tamanho e cores

Divulgação: Foster + Partners
Placas criam sombra e permitem climatização do ambiente

Divulgação: Foster + Partners
Desenhos geométricos são característicos da cultura islâmica


  Arquitetura < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 16/05/12
Linha Lego Arquitetura terá miniatura do portão Sungnyemun, da Coreia do Sul

PINIweb :: 15/05/12
Iphan aprova a construção de reserva arqueológica em Rondônia

PINIweb :: 14/05/12
Universidade em Curitiba recebe instalação inspirada no movimento

PINIweb :: 14/05/12
Ministério da Cultura vai realizar concurso de projetos para arenas culturais

 

publicidade
 

artigos + lidos
 

PINIweb :: 10/05/12
NR-18 recebe alteração em itens que tratam da segurança nas ancoragens

PINIweb :: 11/05/12
Projeto brasileiro participa de competição internacional de casas autossuficientes

PINIweb :: 28/07/03
Banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência física e idosos

PINIweb :: 09/05/12
Consórcio instala os pilares da cobertura do estádio Castelão, em Fortaleza

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
2012 Agenda Arquiteto Arquitetos Arquitetura Brasil CBIC concreto Concurso de Emprego Engenharia FGV Materiais Obra pesquisa profissionais Projeto Rio de Janeiro São Paulo
 
 
Guia da Construção