Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
  Adicione esta página aos seus favoritos   Assine o RSS
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Arquitetura < Home
 
Envie para um amigo Imprimir tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
8/Fevereiro/2010

Projeto residencial de Marks Barfield Architects prevê sistema de elevação de até 40 m de altura


Quando acionado, mecanismo eleva algumas partes da casa para otimizar a vista da paisagem.


Victor Martinez

O escritório londrino Marks Barfield Architects lança um novo conceito de moradia, em que a vista da residência é supervalorizada - mesmo que, para isso, seja necessário erguer o imóvel. Os arquitetos desenvolveram um mecanismo que, quando acionado, eleva algumas partes da casa para otimizar a vista da paisagem.

Divulgação: Marks Barfield Architects
Imagem mostra módulo móvel da casa a uma altura de 40m

O projeto possui uma composição cúbica, inspirada no trabalho do artista minimalista Donald Judd. A simplicidade da forma segue a foco do projeto, que privilegia a relação entre habitação, observador e entorno.

A planta da "vila" é dividida em quatro zonas horizontais, das quais duas podem ser erguidas. A fachada foi concebida para que as pessoas que estejam dentro dos módulos tenham uma vista privilegiada do entorno. O material que a compõe é um composto de vidro triplo, intercalado por uma grelha de metal expandido e espaço.
 
O sistema de elevação foi desenvolvido pelos engenheiros do Atelier One. O mecanismo é baseado em uma coluna principal, instalada no solo, que ergue os módulos móveis da casa ao nível desejado a uma velocidade de 10 cm por segundo. A altura máxima que poderia ser atingida pelo conjunto é de 40 m.
 
A coluna funciona como um suporte com trilhos movidos por oito motores com potência de 22 kW, equivalente a de um carro popular. O aparelho ainda possui 260 t como contrapeso e um motor adicional que, em caso de falha, permite que o mecanismo funcione sem redução de performance. O projeto ainda não saiu do papel. "Estava em fase de detalhamento quando a crise atingiu o Reino Unido e foi colocado em espera por fundos", explica Guilherme Ressel, um dos arquitetos do Marks Barfield Architects.

Divulgação: Marks Barfield Architects
Residência antes de ser elevada

Divulgação: Marks Barfield Architects
Casa depois de ser erguida

Divulgação: Marks Barfield Architects
Fachada é composta de vidro triplo, intercalado por uma grelha de metal expandida

Divulgação: Marks Barfield Architects
Planta da "vila"


  Arquitetura < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 01/09/10
Aeroporto Internacional de Carrasco, do arquiteto Rafael Vinõly, ganha o prêmio Abcem

PINIweb :: 31/08/10
Santini e Rocha Arquitetos projeta centro clínico e hospitalar sustentável para Joinville (SC)

PINIweb :: 30/08/10
Estudantes de arquitetura da Feevale venceram o prêmio Soluções para Cidades

PINIweb :: 30/08/10
Com três propostas, Corinthians escolhe projeto dos escritórios DDG e Coutinho Diegues Cordeiro para estádio

 

publicidade
 
artigos + lidos
 

PINIweb :: 30/08/10
Com três propostas, Corinthians escolhe projeto dos escritórios DDG e Coutinho Diegues Cordeiro para estádio

Téchne :: Capa :: ed 161 - Agosto 2010
Dinâmico, flexível, equilibrado e líder, o profissional atual é jovem, forma-se na empresa, tem MBA, ama sujar os pés no barro e ver a obra crescer

PINIweb :: 26/08/10
Avaliação precipitada pode inviabilizar orçamento para sistema de estaca hélice contínua

PINIweb :: 23/08/10
Força Aérea Brasileira abre vagas para engenheiros civis

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT aelo arquiteto Arquitetura Caio Portugal CONCURSO Copa 2014 Copa do Mundo de 2014 ESTÁDIO Exposição FGV inscrições Interiores licitação loteamentos lotes Olimpíadas PRÊMIO RIO DE JANEIRO Vagas
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2010 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO
Tecnologia & Materiais|Custos|Exercício Profissional e Entidades|Mercado Imobiliário|Gestão|Arquitetura|Urbanismo|Sustentabilidade|Habitação|Infraestrutura|Legislação
  REVISTAS
Construção Mercado | Guia da Construção | aU - Arquitetura e Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra
  aU em REDE
  LIVROS & TCPO | SOFTWARES
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Anuário PINI | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  SERVIÇOS
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Treinamento de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie | Favorito
   
  Acesse a versão Mobile do site
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra