Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
  Adicione esta página aos seus favoritos   Assine o RSS
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Exercício Profissional e Entidades < Home
 
Envie para um amigo Imprimir tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
12/Dezembro/2008

Contratações na construção civil desaceleram


Setor acredita em desaceleração sazonal e espera aumento dos postos de trabalho em 2009


Rafael Frank

A construção civil empregou menos mão-de-obra em outubro. Embora as construtoras tenham aumentado em 0,27% o número de contratações, o percentual está bem abaixo do registrado em setembro (1,85%) ou agosto (2%) deste ano.

No total, foram empregados 5.905 trabalhadores com carteira assinada, segundo pesquisa mensal do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos, com base nos dados do Caged/MTE (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego). O presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, justifica a desaceleração nas contratações nos finais de ano como um fator histórico do setor. "Nessa desaceleração, a crise tem uma responsabilidade apenas marginal. A partir de janeiro, o emprego costuma voltar a crescer."

O total de empregados pelo setor no Brasil chegava a 2,194 milhões no final de outubro, décimo recorde mensal desde dezembro de 2007. Segundo a pesquisa, foram incorporados mais 359 mil trabalhadores em todo o País  - aumento de 19,6% em relação a todo o ano de 2007. Em doze meses terminados em outubro, houve incremento de 18,5% no emprego.

Em outubro, as regiões Sudeste e Sul sustentaram a alta no nível de emprego na construção em todo o País. A primeira registrou alta de 0,53%, gerando 6.499 postos de trabalho. No Sul, a alta foi de 0,3% (891 vagas). A região Centro-Oeste registrou maior retração percentual ao perder 556 postos (-0,32%).

No Estado de São Paulo, a construção civil empregou até outubro 610 mil trabalhadores formais. No mês, foram 3.259 vagas. Somente a cidade de Sorocaba contratou mais de 1.140 pessoas (1,74%). Em contrapartida, a região de Santo André dispensou 1.448 trabalhadores (-4,61%).


Fonte: SindusCon-SP


  Exercício Profissional e Entidades < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 01/09/10
CUB aumentou 0,13% em agosto no Estado de São Paulo

PINIweb :: 05/08/10
Emprego na construção civil desacelerou em junho

PINIweb :: 30/08/10
Método Engenharia abre inscrições para programa de estágio

PINIweb :: 31/08/10
Galvão Engenharia abre inscrições para Programa de Trainees 2011

 

publicidade
 
artigos + lidos
 

PINIweb :: 30/08/10
Com três propostas, Corinthians escolhe projeto dos escritórios DDG e Coutinho Diegues Cordeiro para estádio

Téchne :: Capa :: ed 161 - Agosto 2010
Dinâmico, flexível, equilibrado e líder, o profissional atual é jovem, forma-se na empresa, tem MBA, ama sujar os pés no barro e ver a obra crescer

PINIweb :: 26/08/10
Avaliação precipitada pode inviabilizar orçamento para sistema de estaca hélice contínua

PINIweb :: 23/08/10
Força Aérea Brasileira abre vagas para engenheiros civis

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT aelo arquiteto Arquitetura Caio Portugal CONCURSO Copa 2014 Copa do Mundo de 2014 ESTÁDIO Exposição FGV inscrições Interiores licitação loteamentos lotes Olimpíadas PRÊMIO RIO DE JANEIRO Vagas
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2010 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO
Tecnologia & Materiais|Custos|Exercício Profissional e Entidades|Mercado Imobiliário|Gestão|Arquitetura|Urbanismo|Sustentabilidade|Habitação|Infraestrutura|Legislação
  REVISTAS
Construção Mercado | Guia da Construção | aU - Arquitetura e Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra
  aU em REDE
  LIVROS & TCPO | SOFTWARES
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Anuário PINI | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  SERVIÇOS
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Treinamento de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie | Favorito
   
  Acesse a versão Mobile do site
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra