Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco Indique Sitemap
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
  Adicione esta página aos seus favoritos   Assine o RSS
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Exercício Profissional e Entidades < Home
 
Envie para um amigo Imprimir tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
5/Setembro/2008

Dimensão do Confea/Crea dificulta gestão do sistema


Opinião é dos presidentes dos Creas da Bahia e do Mato Grosso, que falaram sobre as dificuldades do sistema e da criação do CAU durante a Feibracon


Rafael Frank

A atuação do sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) sempre foi criticada por diversos profissionais que integram o conselho. As tentativas de separação dos arquitetos e a criação do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) ilustram a situação de desavenças dentro do próprio sistema. Durante a Feibracon (Feira Brasileira de Construções em Concreto), que acontece paralelamente ao 50º Congresso Brasileiro do Concreto em Salvador, Edgarde Gonsalves Cerqueira, presidente em exercício do Crea-BA, e Tarciso Bassan, presidente do Crea-MT, falaram à PINIweb sobre as dificuldades do Confea/Crea e a problemática dos arquitetos.

Bassan e Cerqueira concordam com uma das maiores críticas ao sistema: a complexidade de agregar 308 categorias e quase um milhão de profissionais. "Entretanto, a culpa não é do sistema. Por força de lei, foi criado dessa forma e foi necessário lidar com a situação", explica o presidente do Crea -MT. "Não podemos colocar tudo no mesmo arcabouço, mas todas as categorias possuem força e precisamos trabalhar melhor essa questão dentro do Confea", analisa o presidente do diretório da Bahia.

Segundo os presidentes dos diretórios, o Confea iniciou diversos trabalhos recentemente que já deveriam ter sido discutidos. "Um falso médico é acusado de crime, já um falso engenheiro é de contravenção. A questão está aberta há 40 anos", critica Bassan que afirma haver um trabalho junto ao Congresso para modificar a lei. "Precisamos nos impor mais. Há associações de classe, como a OAB, que possuem apenas uma categoria. Somos 308 categorias e não temos o reconhecimento da sociedade e do próprio Governo", diz Cerqueira.

Os representantes são enfáticos na questão e apontam que as profissões relacionadas ao sistema Confea/Crea movimentam cerca de 70% do PIB brasileiro. "As engenharias são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país, mas não são valorizadas. Somente a iniciativa privada absorve esses profissionais, não há um programa governamental para o desenvolvimento do setor", afirma Bassan.

CAU
Sobre a criação do CAU, os dois presidentes manifestaram preocupação com a dimensão que a entidade terá. "Há um número mínimo de profissionais registrados que são necessários para manter a regional de um conselho", evidencia Bassan. Em Mato Grosso, o presidente do Crea afirma que há mil arquitetos registrados e que a conseqüência a curto prazo com a criação do CAU, provavelmente, seria um único posto de atendimento em toda a região Centro-Oeste. Para os dois presidentes, no entanto, essa situação seria revertida a longo prazo.

  Exercício Profissional e Entidades < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 30/06/09
Seapa-DF abre concurso público para contratar engenheiro civil e arquiteto

PINIweb :: 30/06/09
Instituto Mauá de Tecnologia abre inscrições para MBA em Gestão Ambiental

PINIweb :: 01/07/09
ABNT reativa comissão de estudo para criar nova norma de coordenação modular para edificações

PINIweb :: 01/07/09
Anapre prorroga inscrições para prêmio de planicidade e nivelamento

 

 
artigos + lidos
 

PINIweb :: 29/06/09
Prêmio Caixa-IAB 2008/2009 divulga vencedores das categorias profissional e estudante

PINIweb :: 02/07/09
Etiqueta de eficiência energética de edificações será obrigatória

PINIweb :: 29/06/09
Curadoria da 8ª BIA confirma data e programação do evento

Téchne :: Capa :: ed 147 - Junho 2009
Aquecedores solares

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT ARQUITETURA AsBEA Baixa renda Caixa casa concreto CONCURSO emprego escritório estrutura metálica Habitação Licitação Minha Casa Minha Vida Prêmio Programa habitacional SINDUSCON-SP sustentabilidade Vagas
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2009 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO - Arquivo de Notícias
Arquitetura|Custos|Exercício Profissional e Entidades|Gestão|Habitação|Infraestrutura|Legislação|Mercado Imobiliário|Sustentabilidade|Tecnologia & Materiais|Urbanismo
  REVISTAS
Construção Mercado | aU - Arquitetura & Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra
  LIVROS & TCPO | SOFTWARES
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Guia de Fornecedores | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  SERVIÇOS
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie | Favorito
   
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra