A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai realizar em São Paulo entre os dias 27 e 29 de outubro a Exponorma, uma mescla de congresso, exposição, palestras, reuniões setoriais e mini-cursos para promover a conscientização a respeito das normas técnicas.
A discussão ganha corpo com o atual cenário em que empresas nacionais passaram a competir com as estrangeiras nos mercados interno e externo, usando como ferramentas não só diferenciais de qualidade e preço, mas também sociais e ambientais. "Nos países mais desenvolvidos, que são os principais mercados do Brasil, é comum a exigência de certificação para produtos, de modo a assegurar que o processo produtivo contemple a proteção do meio ambiente, aplique normas de segurança do trabalhador e não utilize mão-de-obra infantil, por exemplo", justifica o presidente da ABNT, Pedro Buzatto Costa. O evento também vai tratar da contribuição das normas técnicas para a defesa do consumidor.
O congresso reunirá palestras, painéis e mesas redondas, com a participação de representantes de diversas áreas (técnicos, governo, consumidores, acadêmicos) para discutir questões referentes à utilização das normas e suas interações com os mercados. Já na feira, haverá demonstração de produtos e serviços que atendem as normas técnicas, empresas públicas e privadas, entidades estrangeiras de normalização e serviços ligados ao setor.
Diversas entidades que atuam no processo de normalização, ocupando secretarias técnicas de comitês da ABNT, participarão do evento. Para conhecer a programação da Exponorma acesse: www.exponorma.com.br.