Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Excelência em Construção Sustentável, promovido pela Holcim Brasil e a Antac (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído). O objetivo é escolher os melhores trabalhos acadêmicos sobre sustentabilidade na cadeia da construção civil em três categorias: iniciação científica (graduação), mestrado e doutorado (pós-graduação). Só podem concorrer trabalhos de iniciação científica concluídos e teses e dissertações defendidas em território nacional nos 24 meses anteriores à data do julgamento do prêmio.
Serão avaliados seis critérios principais: grau de inovação e capacidade de transferência; desenvolvimento social e ética; ecoeficiência; desempenho econômico; adequação de conceito e estética; e excelência acadêmica. Os vencedores de cada categoria recebem um certificado e uma viagem com acompanhante para Bueno Aires, na Argentina. Já o segundo e o terceiro lugares em cada categoria ganham diplomas de menção honrosa.
Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site www.premioholcimantac.com.br até 90 dias antes do Entac (Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído), quando os trabalhos escolhidos serão premiados. O evento está programado para 2010, mas a data e local ainda não estão confirmados e serão divulgados em breve no site www.antac.org.br.