Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
  Adicione esta página aos seus favoritos   Assine o RSS
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Exercício Profissional e Entidades < Home
 
Envie para um amigo Imprimir tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
2/Fevereiro/2010

IPT e seis instituições de ensino lançam livro Uso Racional de Água e Energia


Disponível para download gratuito, publicação reúne soluções práticas para o aproveitamento de água de chuva e reúso de águas cinzas no ambiente predial e público.


Ana Paula Rocha

Divulgação
O Prosab (Programa de Pesquisa em Saneamento Básico) acaba de lançar o livro Uso Racional de Água e Energia: Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água. A publicação foi produzida por pesquisadores do Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento do Cetac (Centro de Tecnologia do Ambiente Construído) do IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) em parceira com as instituições de ensino UFBA, UFES, UFMS, UFPB, UFSC e UNIFEI.

Com 354 páginas, o livro reúne conceitos, metodologias e soluções práticas para o aproveitamento de água de chuva e reúso de águas cinzas no ambiente predial e público. São apresentados também estudos e soluções para a conservação de água e energia, além dos mais recentes dados sobre aproveitamento de águas pluviais obtidos no IPT.

A publicação é destinada a projetistas, fabricantes de componentes prediais, construtores e estudantes de graduação e pós-graduação, e pode ser baixada gratuitamente no site do Prosab. A versão impressa também está disponível nas livrarias da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), apoiadora do projeto.

O Prosab visa ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias nas áreas de águas de abastecimento, águas residuárias (esgoto), resíduos sólidos (lixo e biossólidos), manejo de águas pluviais urbanas, uso racional de água e energia. O programa é mantido pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pela Caixa Econômica Federal.


  Exercício Profissional e Entidades < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 16/08/10
Falece ex-presidente do IPT

PINIweb :: 20/08/10
IPT criou sistema de reciclagem de resíduos para a cidade de Novo Horizonte-SP

PINIweb :: 02/09/10
Zanettini Arquitetura recebe Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2010

PINIweb :: 02/09/10
Arquiteto brasileiro fala sobre seu trabalho no escritório Foster+Partners

 

publicidade
 
artigos + lidos
 

PINIweb :: 30/08/10
Com três propostas, Corinthians escolhe projeto dos escritórios DDG e Coutinho Diegues Cordeiro para estádio

Téchne :: Capa :: ed 161 - Agosto 2010
Dinâmico, flexível, equilibrado e líder, o profissional atual é jovem, forma-se na empresa, tem MBA, ama sujar os pés no barro e ver a obra crescer

PINIweb :: 26/08/10
Avaliação precipitada pode inviabilizar orçamento para sistema de estaca hélice contínua

PINIweb :: 23/08/10
Força Aérea Brasileira abre vagas para engenheiros civis

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT aelo arquiteto Arquitetura Caio Portugal CONCURSO Copa 2014 Copa do Mundo de 2014 ESTÁDIO Exposição FGV inscrições Interiores licitação loteamentos lotes Olimpíadas PRÊMIO RIO DE JANEIRO Vagas
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2010 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO
Tecnologia & Materiais|Custos|Exercício Profissional e Entidades|Mercado Imobiliário|Gestão|Arquitetura|Urbanismo|Sustentabilidade|Habitação|Infraestrutura|Legislação
  REVISTAS
Construção Mercado | Guia da Construção | aU - Arquitetura e Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra
  aU em REDE
  LIVROS & TCPO | SOFTWARES
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Anuário PINI | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  SERVIÇOS
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Treinamento de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie | Favorito
   
  Acesse a versão Mobile do site
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra