Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Exercício Profissional e Entidades < Home
 
tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
25/Setembro/2008

O que as construtoras procuram nos profissionais?


Em temporada de contratações, recrutadores de grandes empresas dizem quais características os engenheiros e arquitetos devem ter para conseguir emprego


Rafael Frank

Uma série de empresas de construção civil está com processos seletivos abertos para estudantes e profissionais formados, sendo que algumas delas surpreendem pelo grande número de vagas disponíveis. A Camargo Corrêa, por exemplo, anunciou que iniciará seu programa de estágios e trainees em novembro, mas pelo menos duas unidades do grupo estão com inscrições em um programa paralelo para jovens profissionais com 240 vagas. A Método Engenharia, a Votorantim, e a Gafisa também estão com processos de recrutamento abertos, só para citar algumas. Mas afinal, o que essas empresas procuram nos profissionais? Como eles devem proceder para mostrar que estão capacitados para a vaga?

Não há uma regra geral de seleção, dizem os recrutadores, no entanto, alguns procedimentos básicos podem auxiliar o candidato em um processo seletivo. A primeira preocupação deve ser com a apresentação do currículo. Este documento deve descrever as experiências e habilidades do candidato de maneira direta para ser funcional. O diretor de Pessoas e Organização da Odebrecht Empreendimentos Imobiliários, Enio Andrade, recomenda que o documento não ultrapasse duas folhas e que traga descrição verdadeira das características do candidato. "Um erro comum é a transmissão de informações falsas", avisa Andrade, uma vez que os conhecimentos informados no currículo serão cobrados nas fases seguintes, como nas dinâmicas de grupo e entrevistas.
A vice-presidente administrativa da MRV, Júnia Galvão, alerta também que os candidatos devem observar se preenchem todas as qualificações solicitadas pelo contratante. "Além disso, muitos incluem dados irrelevantes para a função a qual se candidatou, como cursos que não serão de utilidade para o exercício de suas atividades profissionais", afirma. O gerente de RH estratégico da Método Engenharia, Roberto Mingroni, afirma que ser prolixo é outro erro comum. "Há candidatos que repetem informações ou não são claros nas funções que executaram".

Além da experiência e conhecimento técnico, outras habilidades também são observadas durante o processo seletivo, tais como características pessoais e de relacionamento em grupo como liderança, gestão, facilidade de trabalho em equipe, criatividade e habilidade de expressão verbal. "Percebemos que os candidatos possuem alta capacidade técnica, mas faltam essas características. É necessário entender que esses engenheiros ser tornarão executivos da empresa no futuro", afirma Mingroni, da Método.

Experiência
No caso de trainees e estagiários, o diretor da Odebrecht Empreendimentos Imobiliários avalia que o currículo deve ser claro e sucinto. "O currículo não é tão importante, já que esses jovens ainda não têm ampla experiência profissional, nem idade suficiente para terem investido tempo em cursos e formação acadêmica complementar à Universidade", avalia Andrade. Já com relação os jovens recém-formados, as empresas observam os cursos realizados pelos candidatos bem como sua participação em atividades extra-curriculares.

Para os profissionais com mais tempo de mercado, a experiência nos canteiros é um diferencial importante. As empresas reconhecem que o candidato possui noções dos processos, tempos e recursos necessários para a execução das tarefas. Assim, o profissional também consegue lidar e liderar a equipe por reconhecer as necessidades e dificuldades do trabalho. Na MRV, por exemplo, para exercer as funções de engenheiro de obra, de suprimentos ou de segurança do trabalho é necessária experiência mínima de um ano. Para a última, a empresa também valoriza os conhecimentos em emissão de documentos técnicos, criação de Processos de Segurança, na realização de Programas de Treinamento e conhecimentos no processo de implantação de certificações (ISO 14000, OHSAS 18000, ISO 9000, ISO 9001). Já os arquitetos ou coordenadores de projetos necessitam, além do conhecimento de softwares, de mais tempo de experiência: três anos na área.

A MRV admite que profissionais com conhecimento nos sistemas informatizados de gestão (SAP, Cognos, por exemplo) utilizados na empresa também levam vantagem no processo de seleção. Já a Método, destaca o conhecimento de soluções sustentáveis e também de cursos MBA (Master in Business Administration) e até certificados de gestão. "Oferecemos cursos sobre gestão na empresa e também incentivamos para que os funcionários tenham o certificado PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute)", informa Mingroni.

Os três profissionais também explicam que empresas utilizam diversos fatores como diferenciais, mas não como motivos de exclusão do processo seletivo. "Em alguns casos, temos muitos candidatos e optamos por aqueles que estudaram nas melhores faculdades", avisa Júnia. Nessa mesma linha estão o domínio de idiomas e também vivência internacional, mesmo que seja um curto período de férias. "Ter nível intermediário no domínio de uma língua é muito importante, preferencialmente em inglês ou espanhol. Outro diferencial é o conhecimento de idiomas como francês, alemão, italiano, russo, chinês, árabe e iídiche", afirma Andrade.

Com a expansão das empresas para diversas regiões do Brasil e até para outros países, a disponibilidade para mudar de cidade também se torna um ponto positivo. "Há vagas em que a indisponibilidade se tornou motivo para desqualificação no processo", afirma Júnia. Já Andrade aponta que esse esforço provoca um grande desenvolvimento profissional, independentemente da área que o profissional vai atuar.

Leia mais:

Construção civil abre mais vagas para engenheiros recém-formados

Gafisa prorroga prazo para inscrição de trainees

Grupo inglês recruta engenheiros e arquitetos para trabalho em Dubai

Camargo Corrêa vai contratar 120 profissionais

Votorantim e Camargo Corrêa abrem inscrições para programas de trainees

Construtoras buscam especialistas pela internet


  Exercício Profissional e Entidades < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 03/02/12
Prefeitura de Belo Horizonte abre 57 vagas para arquitetos e 12 para engenheiros civis

PINIweb :: 03/02/12
Construção civil contratou 7,46% mais trabalhadores em 2011

PINIweb :: 02/02/12
Emprego na construção civil cresceu 5,2% em 2011

PINIweb :: 31/01/12
Projeto de Lei prevê contratação de 10% de mão de obra feminina na construção civil

 

publicidade
 

artigos + lidos
 

PINIweb :: 02/02/12
Presidente da Abece não acredita em crise na engenharia

Equipe de Obra :: Vídeo :: ed 44 - Fevereiro 2012
Impermeabilização de varanda

PINIweb :: 03/02/12
Prefeitura de Belo Horizonte abre 57 vagas para arquitetos e 12 para engenheiros civis

PINIweb :: 31/01/12
Norma de parede de concreto moldada in loco está em consulta pública

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT Abramat Aeroportos ANAC Concreto Concurso CONFEA construcao Copa do Mundo de 2014 Emprego Estrutura FGV Licitação Norma de Desempenho PLANEJAMENTO Rio de Janeiro São Paulo Secovi-SP SindusCon-SP TCU
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2011 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO
Tecnologia e Materiais|Custos|Exercício Profissional |Mercado Imobiliário|Gestão|Arquitetura|Urbanismo|Sustentabilidade|Habitação|Infraestrutura|Legislação|Nordeste
  REVISTAS
Construção Mercado | Guia da Construção | aU - Arquitetura e Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra | Infraestrutura Urbana | aU em Rede | Anuário PINI 2011
  LIVROS | TCPO | SOFTWARE
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Anuário PINI | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  CONTATO
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie
   
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra