Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco Indique Sitemap
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
  Adicione esta página aos seus favoritos   Assine o RSS
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Custos < Home
 
Imprimir tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
3/Setembro/2008

Alta de insumos pode afetar obras da CDHU em pequenos municípios


Companhia vai rever os levantamentos inicias dos preços de seus projetos habitacionais em quatro cidades para não paralisar as obras. Prefeituras alegam que não dispõem de recursos próprios para cobrir aumento


Rafael Frank

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) enfrenta problemas para viabilizar seus projetos habitacionais. O secretário estadual da Habitação e presidente da estatal, Lair Krähenbühl, se reuniu com representantes de quatro prefeituras da região de Presidente Prudente para buscar uma solução para as dificuldades encontradas na compra do material de construção. Os municípios alegam que houve um aumento significativo no preço da matéria-prima e que não dispõem de recursos próprios para cobrir a alta.

Segundo o deputado estadual Victor Sapienza, os prefeitos alegam que a pesquisa de preços realizada pela CDHU na ocasião da assinatura dos contratos está defasada em relação ao mercado atual. "Com um novo levantamento de valores, poderemos resolver rapidamente esse empecilho e não comprometer o prazo das obras", avaliou.

Krähenbühl afirma que a estatal analisará cada caso para que a alta nos preços não afete os pequenos municípios. O prefeito de Monte Castelo, Odair Silis, admite que sem o reajuste há a possibilidade de não haver recursos para entregar as residências. Já o representante de Junqueirópolis, o secretário administrativo Rinaldo Picinini, confirma que alguns produtos apresentaram aumento de até 40 %.

A cidade de Tupi Paulista observou que apenas alguns itens estão acima do valor levantado inicialmente. Segundo o prefeito do município, Osvaldo José Benetti, a CDHU está determinada a resolver a questão e a administração poderá adquirir o material e tocar as obras. No total, são 210 casas em execução que deverão ser entregues até o final de 2009.

Em Nova Guataporanga existem 87 casas em construção. Segundo o prefeito Policarpo Santos Freire, os itens que apresentam diferença no preço são o cimento, cal e ferro. "A CDHU estipulou o valor de R$ 17 para cada saco de cimento, mas o preço aumentou para R$ 20. O caminho que eu vejo para resolver o problema mais rapidamente é o reajuste contratual, já que o valor repassado pelo convênio não é suficiente para cobrir o aumento do preço desses materiais e a prefeitura sozinha não tem recursos para terminar as obras", afirmou o prefeito.

O diretor técnico da CDHU, João Abukater Neto, afirmou que a Companhia está elaborando uma ata de preços de todos os itens utilizados habitualmente nas construções. Segundo ele, até o final do ano as prefeituras terão à disposição uma tabela de referência. Abukater relembrou que a CDHU está concluindo uma licitação para compra em larga escala de revestimentos cerâmicos. Além disso, a companhia adquirirá por pregão diversos itens como telhados, portas e janelas, louças, kits hidráulicos e elétricos. "Toda a economia que obtivermos será repassada às prefeituras", declarou.


  Custos < Home
 
Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 11/11/08
Secretário da Habitação quer aperfeiçoar projetos de moradias

PINIweb :: 19/11/08
Construbusiness discutirá habitação e infra-estrutura

PINIweb :: 16/10/08
Construção civil e Governo assinaram protocolo de sustentabilidade

PINIweb :: 06/11/08
Imóveis para a baixa renda terão aquecimento solar

 

 
artigos + lidos
 

PINIweb :: 03/11/08
Dubai terá arranha-céu inspirado em turbina

Téchne :: Como Construir :: ed 133 - abril de 2008
Sistema de aproveitamento de águas pluviais para usos não potáveis

Equipe de Obra :: Passo a passo :: ed 14 - Nov/Dez 2007
Execução de aterramento em residências

PINIweb :: 06/11/08
Abyara toma medidas contra crise

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
arquitetura Banco do Brasil BNDES Caixa Caixa Econômica Federal Camargo Corrêa cimento crédito crise Crise financeira emprego FGV financiamento Lelé MP 443 prêmio sinduscon-sp sustentabilidade trainee votorantim
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2008 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO - Arquivo de Notícias
Arquitetura|Custos|Exercício Profissional e Entidades|Gestão|Habitação|Infra-estrutura|Legislação|Mercado Imobiliário|Sustentabilidade|Tecnologia & Materiais|Urbanismo
  REVISTAS
Construção Mercado | aU - Arquitetura & Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra
  LIVROS & TCPO | SOFTWARES
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Guia de Fornecedores | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  SERVIÇOS
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie | Favorito
   
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra