Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Infraestrutura < Home
 
tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
5/Dezembro/2011

Decreto prevê criação de grupo de trabalho para projeto executivo da ponte Salvador-Itaparica


Governo da Bahia deve publicar documento ainda nesta semana


Mauricio Lima

O governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciou na última sexta-feira (2), que publicará um decreto ainda nesta semana para a criação de um grupo de trabalho para a execução do detalhamento do projeto da ponte Salvador-Itaparica, que terá aproximadamente 12 km de extensão. Segundo o governo, o grupo ficará responsável por discutir projetos, estudar a questão das licenças ambientais e das audiências públicas.

A obra, projetada pelo consórcio formado pela OAS, Camargo Corrêa e Odebrecht Transport, deve custar R$ 7 bilhões. A ideia é que seja criada uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para a realização da obra, que deverá ser finalizada somente em 2018.

A ponte terá seis faixas de tráfego e duas de acostamento, com 27 m de largura. O trecho estaiado terá 700 m de extensão, 70 m de altura e 25 m de profundidade, permitindo a passagem de grandes embarcações. Esse vão será sustentado por dois mastros de estrutura triangular, seguindo a inclinação dos estais. No topo dos mastros haverá um mirante, que será acessado por bondinhos.

Outro trecho importante da ponte é um espaço móvel, por onde a estrutura das vias rodará sobre o próprio eixo para permitir a passagem de volumes maiores, como plataformas de petróleo, por exemplo. Esse trecho deverá ter um vão de 160 m e interromperá o tráfego quando estiver funcionando. Cada pilar da ponte deverá ter entre 200 M e 250 m de distância entre si, para garantir a vista da paisagem da baía. A construção deve ser iniciada em 2014, com conclusão prevista para 2018.

A partir da ponte, será construído o Sistema Viário Oeste, proporcionando a duplicação das BA's 001 e 046, nos trechos entre Bom Despacho, Nazaré e Santo Antônio de Jesus. Será ainda implantada nova rodovia ligando os municípios de Santo Antônio de Jesus e Castro Alves e, a partir daí, a duplicação da BA-493 até o entroncamento com a BR-116.


  Infraestrutura < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 24/05/13
Iniciada a duplicação de Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador

PINIweb :: 10/04/13
Lançado edital para o projeto básico de engenharia da ponte estaiada Salvador-Itaparica

PINIweb :: 14/05/13
ArquiMemória 4, em Salvador, discute a dimensão urbana do patrimônio

PINIweb :: 24/05/13
Começa a escavação do primeiro poço do túnel de drenagem da Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte

 

publicidade
 

artigos + lidos
 

PINIweb :: 09/04/13
Nova Medida Provisória esclarece pontos da desoneração da folha de pagamento

PINIweb :: 23/05/13
Ferramenta permite a elaboração de orçamentos para obras em cinco passos

PINIweb :: 10/05/13
CAU/BR realiza censo inédito de arquitetos no Brasil

PINIweb :: 17/05/13
Casa na Dinamarca será totalmente construída com materiais reciclados

 


TAGs
Entender TAG
Arquitetos Arquitetura COBERTURA concreto Concurso Construção FGV infraestrutura Inscrições Licitação Mercado Imobiliário obra Obras profissionais Projeto Projetos RIO DE JANEIRO São Paulo SUSTENTABILIDADE Urbanismo