 |
| Ponte desabou no dia 5 de janeiro após a cheia do Rio Jacuí, em Agudo-RS |
O governo do Rio Grande do Sul anunciou a construção emergencial de uma ponte de aço sobre o Rio Jacuí, em Agudo, para substituir a que caiu no dia 5 de janeiro. O sistema foi escolhido por sua rapidez de execução.
Segundo o projeto preliminar feito pelo Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), a nova ponte terá 420 m de extensão e 13 m de largura. Para garantir mais segurança, a base da estrutura será fixada abaixo do leito do rio, utilizando estacas escavadas mecanicamente em solo e em rocha a uma profundidade média de 25 m. A ponte anterior, que havia sido concluída em 1963, era fixada no leito do rio. Além disso, serão feitos outros dez apoios em concreto armado, sendo dois encontros e oito pilares.
O tabuleiro da ponte, por sua vez, será construído com vigas longarinas metálicas, sobre as quais será executada laje de concreto armado pré-moldado, pavimentada com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). O resumo de materiais previstos indica a aplicação de 700 t de aço e mais de 3 mil m³ de concreto.
O projeto definitivo da estrutura será elaborado pelo consórcio formado pelas empresas M. Martins Engenharia e Comércio e Construtora Cidade, que também ficará responsável pela execução de sondagens e estudos hidrológicos e pela demolição e remoção do que restou da ponte sinistrada há dois meses. A expectativa é de que os serviços iniciem em até quinze dias e de que a ponte fique pronta em seis meses. O investimento é de R$ 39,9 milhões.