Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco Indique Sitemap
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
  Adicione esta página aos seus favoritos   Assine o RSS
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Sustentabilidade < Home
 
Envie para um amigo Imprimir tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
3/Outubro/2008

Certificadoras registram descentralização de demanda por selos de sustentabilidade


Regiões fora do eixo Rio-São Paulo, que agregam a maioria dos edifícios verdes brasileiros, estão correndo atrás da certificação


As cidades do Rio de Janeiro e  São Paulo centralizam a maior parte dos pedidos de certificação de sustentabilidade para empreendimentos. Oficialmente, das 38 edificações brasileiras que iniciaram o processo de obtenção do Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) no site do USGBC (U.S. Green Building Council), 28 estão na grande São Paulo e outras cinco, na capital carioca. 

Mas a concentração, no entanto, pode ser maior. O GBC Brasil (Green Building Council Brasil), braço brasileiro da certificação, informa que há uma defasagem na informação do GBC americano e que pode haver, na realidade, 68 projetos em processo de certificação, sendo a maioria de São Paulo e Rio de Janeiro. "Nossa expectativa é encerrar 2008 com cerca de 100 empreendimentos", informa Nelson Kawakami, diretor executivo do GBC Brasil.

As certificações, no entanto, deixam de ser quase exclusividade das duas cidades. Incorporadoras e investidores passaram a investir timidamente em outras localidades como aposta para agregar valor aos empreendimentos, branding e até mesmo para reduzir custos operacionais durante a vida útil.

A sede da Petrobrás em Vitória é um dos exemplos que mostra uma tendência de dispersão geográfica dos certificados. A estatal já registrou seu interesse junto ao GBC Brasil para obter a certificação de sustentabilidade. "Goiânia e Belo Horizonte também obterão o selo em breve. Hoteleiros da Paraíba e do Ceará também estão nos procurando muito", avisa Kawakami. De acordo com ele, houve ainda diversos contatos de empresas com projetos em Brasília, no Setor Noroeste, região que teve seu desenvolvimento criticado por não considerar fatores de crescimento urbano. O novo bairro terá 198 hectares com 281 unidades imobiliárias.

O selo americano também deverá certificar um empreendimento pela primeira vez em Curitiba. A capital paranaense é a terceira cidade da região Sul a entrar no processo para obter o Leed - as outras são Florianópolis e Porto Alegre. O Curitiba Office Park (COP), localizado no tecnoparque do município, espera obter a certificação completa. "Sabemos que o COP tem potencial para totalizar 61 pontos, o necessário para alcançar a certificação completa", afirma Juliana Malho, executiva da consultoria imobiliária Cushman & Wakefield que auxilia o empreendimento triple A a obter o selo.

Segundo Eduardo Schulman, diretor da Top Imóveis, uma das empresas investidoras do COP, a diminuição do condomínio será um importante diferencial. "Fora de cidades com valores de aluguel mais elevados, essa taxa acaba representando um percentual significativo dos gastos, pois os clientes somam os valores do aluguel e do condomínio. O metro quadrado em Curitiba custa em média R$39", informa. Para o diretor, o investidor não está preso apenas a números, mas também busca desenvolver possíveis mercados dentro de importantes tendências, como os edifícios verdes. Apesar disso, Schulman não considera que haja uma mudança no mercado imobiliário comercial da cidade. "Ninguém sinalizou que pagaria a mais por estar em um empreendimento sustentável, mas precisamos oferecer a opção, é uma tendência muito forte".

Manuel Martins, coordenador executivo do selo de sustentabilidade Aqua também registra esse processo de descentralização de empreendimentos certificados. "Temos várias propostas para resorts em Pernambuco e Rio Grande do Norte e também percebemos interesse demonstrado por empreendedores de Goiás e Santa Catarina", afirma. A certificação, baseada na francesa HQE (Haute Qualité Environnementale), também notou grande demanda de informações para empreendimentos na Bahia e no Rio Grande do Sul. "Claro que temos também várias propostas e demonstrações de interesse em São Paulo, mas há um interesse de diversas regiões e ainda não consigo traçar um perfil geográfico", finaliza.


  Sustentabilidade < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 02/07/09
Etiqueta de eficiência energética de edificações será obrigatória

PINIweb :: 30/06/09
Associação Drywall lança manual técnico sobre Resíduos de Gesso na Construção Civil

PINIweb :: 30/06/09
Instituto Mauá de Tecnologia abre inscrições para MBA em Gestão Ambiental

PINIweb :: 02/07/09
Even se destaca no Prêmio Top Imobiliário

 

 
artigos + lidos
 

PINIweb :: 29/06/09
Prêmio Caixa-IAB 2008/2009 divulga vencedores das categorias profissional e estudante

PINIweb :: 24/06/09
Norma de desempenho poderá aumentar custos de construtoras

Téchne :: Capa :: ed 147 - Junho 2009
Aquecedores solares

PINIweb :: 29/06/09
Curadoria da 8ª BIA confirma data e programação do evento

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT ARQUITETURA AsBEA Baixa renda Caixa casa concreto CONCURSO emprego escritório estrutura metálica Habitação Licitação Minha Casa Minha Vida Prêmio Programa habitacional SINDUSCON-SP sustentabilidade Vagas
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2009 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO - Arquivo de Notícias
Arquitetura|Custos|Exercício Profissional e Entidades|Gestão|Habitação|Infraestrutura|Legislação|Mercado Imobiliário|Sustentabilidade|Tecnologia & Materiais|Urbanismo
  REVISTAS
Construção Mercado | aU - Arquitetura & Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra
  LIVROS & TCPO | SOFTWARES
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Guia de Fornecedores | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  SERVIÇOS
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie | Favorito
   
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra