Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
  Adicione esta página aos seus favoritos   Assine o RSS
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Sustentabilidade < Home
 
Envie para um amigo Imprimir tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
11/Maio/2009

Global Holcim Awards anuncia vencedores de competição sustentável


Prêmio sustentável elege projeto de remediação e urbanização em Marrocos


A segunda edição do Global Holcim Awards anunciou os vencedores do concurso mundial de sustentabilidade: um projeto de recuperação de um rio no Marrocos, um campus universitário em área verde no Vietnã, um plano diretor rural na China e um abrigo para trabalhadores nos Estados Unidos.

O concurso Holcim Awards premia projetos de construção inovadores e viáveis, orientados para o futuro. Os projetos participantes do concurso global já tinham vencido as etapas regionais do concurso, realizadas ao longo de 2008.  Entre os classificados da etapa latino-americana, e que concorriam na competição mundial, havia dois projetos brasileiros: o escritório SPBR, que conquistou o segundo lugar na competição regional com um edifício de alta eficiência energética para abrigar uma midiateca na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); e a equipe formada pela arquiteta Maria Andrea Triana e pelos engenheiros Roberto Lamberts e Marcio Antonio Andrade, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que ficaram em terceiro lugar na regional com o projeto de uma torre para coleta de chuva e aquecimento solar da água.

No total, foram inscritos quase 5 mil projetos sustentáveis de 121 países. O Brasil, que participou com 290 projetos, ficou em primeiro lugar em número de inscrições na etapa latino-americana do concurso e em terceiro no ranking de concorrentes mundiais.

As inscrições para a terceira edição do concurso devem começar em julho de 2010.

Conheça os projetos vencedores.

Categoria Ouro - Remediação de rio e urbanização em Fez (Marrocos)

Divulgação

O prêmio principal, de US$ 300 mil dólares, é da restauração do rio que atravessa a medina de Fez (Patrimônio Mundial da Unesco) em Marrocos. O projeto inclui uma série de intervenções para reforma de curtumes tradicionais, a criação de espaços públicos e zonas para pedestres, e a restauração de áreas úmidas bem como da biodiversidade. A equipe responsável pelo projeto foi liderada pelo arquiteto Aziza Chaouni (Marrocos) e pelo urbanista Takako Tajima (Estados Unidos) e havia ganho a categoria Ouro na etapa africana da premiação.

Categoria Prata - Campus universitário sustentável na cidade de Ho Chi Minh (Vietnã)

divulgação

O segundo lugar da etapa asiática levou o prêmio em dinheiro de 200 mil dólares na competição mundial. O projeto foi concebido pelo arquiteto Kazuhiro Kojima (Japão) e os colaboradores Daisuke Sanuki (Japão) e Trong Nghia Vo (Vietnã). O conceito evita obras maciças de aterro numa ilha no Delta do Mekong, respeitando elementos do ecossistema circundante: arrozais inundados, mangues, ventos e variações sazonais.

Categoria Bronze - Plano diretor de zona rural em Pequim (China)

Divulgação

Um projeto para o planejamento rural de um vilarejo nos subúrbios de Pequim obteve o terceiro lugar e o prêmio de cem mil dólares pela combinação eficaz de preservação do patrimônio, conhecimentos tradicionais, materiais locais, tecnologia moderna e gestão de projeto profissional. A estratégia de planejamento urbano integrado dos chineses Yue Zhang e Feng Ni melhora a logística e os serviços públicos, e ao mesmo tempo cumpre metas ecológicas e de redução do consumo de energia para novos edifícios. O trabalho foi o vencedor da etapa asiática.

Categoria Inovação - Estação para trabalhadores em São Francisco

Divulgação

A inovação foi atribuída a um projeto que cria abrigos informais onde trabalhadores diaristas podem se encontrar e esperar por trabalho avulso. O projeto utiliza estruturas flexíveis e oferece abrigo, bancos de assento, banheiros, uma cozinha e um espaço de formação e treinamento. São utilizados materiais "verdes" e reciclados para minimizar a pegada ecológica e o custo econômico de cada instalação. O conceito foi concebido pelos americanos Liz Ogbu e John Peterson, da Public Architecture (instituição sem fins lucrativos sediada em São Francisco) que receberam 50 mil dólares e havia conquistado a categoria prata na etapa norte-americana.


  Sustentabilidade < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 27/08/10
União Internacional de Arquitetos organiza concurso para reurbanização de área no Marrocos

PINIweb :: 02/09/10
Arquiteto brasileiro fala sobre seu trabalho no escritório Foster+Partners

PINIweb :: 02/09/10
Senado lança cartilha sobre edifícios públicos sustentáveis

PINIweb :: 31/08/10
Santini e Rocha Arquitetos projeta centro clínico e hospitalar sustentável para Joinville (SC)

 

publicidade
 
artigos + lidos
 

PINIweb :: 30/08/10
Com três propostas, Corinthians escolhe projeto dos escritórios DDG e Coutinho Diegues Cordeiro para estádio

Téchne :: Capa :: ed 161 - Agosto 2010
Dinâmico, flexível, equilibrado e líder, o profissional atual é jovem, forma-se na empresa, tem MBA, ama sujar os pés no barro e ver a obra crescer

PINIweb :: 26/08/10
Avaliação precipitada pode inviabilizar orçamento para sistema de estaca hélice contínua

PINIweb :: 23/08/10
Força Aérea Brasileira abre vagas para engenheiros civis

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT aelo arquiteto Arquitetura Caio Portugal CONCURSO Copa 2014 Copa do Mundo de 2014 ESTÁDIO Exposição FGV inscrições Interiores licitação loteamentos lotes Olimpíadas PRÊMIO RIO DE JANEIRO Vagas
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2010 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO
Tecnologia & Materiais|Custos|Exercício Profissional e Entidades|Mercado Imobiliário|Gestão|Arquitetura|Urbanismo|Sustentabilidade|Habitação|Infraestrutura|Legislação
  REVISTAS
Construção Mercado | Guia da Construção | aU - Arquitetura e Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra
  aU em REDE
  LIVROS & TCPO | SOFTWARES
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Anuário PINI | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  SERVIÇOS
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Treinamento de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie | Favorito
   
  Acesse a versão Mobile do site
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra