Publicidade
Anuncie Institucional Fale Conosco
 
Piniweb
buscar  
  OK
   
sites Pini  
  Adicione esta página aos seus favoritos   Assine o RSS
acesso premium
 login  esqueci a senha
 senha  OK
 
  Sustentabilidade < Home
 
Envie para um amigo Imprimir tamanho do textodiminuir textoaumentar texto
6/Abril/2009

Universidades representam o Brasil em competição para habitação sustentável


Equipe brasileira, que participa pela primeira vez do Solar Decathlon Europe, deve apresentar em abril projeto comercializável de 70m²


Por Rafael Frank

O Brasil é representado por seis universidades na competição Solar Decathlon Europe (SDE), que têm o desafio de projetar e construir uma casa de 70 m² energeticamente sustentável . Os competidores deverão entregar neste mês um projeto básico e maquete da casa solar.

A equipe brasileira é formada por integrantes das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFCS), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo(USP).

O Solar Decathlon Europe faz parte de um convênio entre os Estados Unidos, que organiza o evento bienalmente, e a Espanha. Apenas 20 equipes de todo o mundo foram escolhidas pelo SDE para participar da competição. As faculdades brasileiras prepararam uma proposta técnica e submeteram à aprovação do Comitê Organizador da Universidade Politécnica de Madri. Para montar o projeto, o consórcio realizou um pequeno concurso interno, em que estudantes de arquitetura das seis universidades entregaram seus próprios projetos.

As especificações do projeto são mantidas em sigilo pela equipe, já que a competição ainda está em andamento. Um protótipo da casa será montado em tamanho real para a realização de ensaios. Como o próprio nome da SDE sugere, há dez critérios de avaliação com pontuações diferenciadas para as questões arquitetônica, de engenharia, instalações, consumo de energia, conforto, funcionamento de equipamentos, inovação e sustentabilidade. A industrialização e a comercialização também são pontos importantes, pois a proposta deve ser viável. A fase final acontecerá em Madri (Espanha) entre maio e julho de 2010.

As casas projetadas para a competição serão expostas em Madri e a brasileira deverá participar de eventos no País. Atualmente, a maior dificuldade do projeto brasileiro é a falta de patrocínio para materiais de construção, equipamentos, passagens aéreas e hotel.

Para mais informações sobre o Solar Decathlon Europe, acesse www.sdeurope.org/


  Sustentabilidade < Home
 
Envie para um amigo Imprimir topo da página
 
 
Relacionados
 

matéria

PINIweb :: 02/09/10
Arquiteto brasileiro fala sobre seu trabalho no escritório Foster+Partners

PINIweb :: 02/09/10
Senado lança cartilha sobre edifícios públicos sustentáveis

PINIweb :: 31/08/10
Santini e Rocha Arquitetos projeta centro clínico e hospitalar sustentável para Joinville (SC)

PINIweb :: 01/09/10
Aeroporto Internacional de Carrasco, do arquiteto Rafael Vinõly, ganha o prêmio Abcem

 

publicidade
 
artigos + lidos
 

PINIweb :: 30/08/10
Com três propostas, Corinthians escolhe projeto dos escritórios DDG e Coutinho Diegues Cordeiro para estádio

Téchne :: Capa :: ed 161 - Agosto 2010
Dinâmico, flexível, equilibrado e líder, o profissional atual é jovem, forma-se na empresa, tem MBA, ama sujar os pés no barro e ver a obra crescer

PINIweb :: 26/08/10
Avaliação precipitada pode inviabilizar orçamento para sistema de estaca hélice contínua

PINIweb :: 23/08/10
Força Aérea Brasileira abre vagas para engenheiros civis

 
lojaPini
OK
 
TAGs
Entender TAG
ABNT aelo arquiteto Arquitetura Caio Portugal CONCURSO Copa 2014 Copa do Mundo de 2014 ESTÁDIO Exposição FGV inscrições Interiores licitação loteamentos lotes Olimpíadas PRÊMIO RIO DE JANEIRO Vagas
 
 
Guia da Construção
 
 
 
piniweb Copyright © 2010 - Editora PINI Ltda. Todos os direitos reservados.
Expediente
buscar  
  OK
 
 
sites Pini  
     
   
  NOTICIÁRIO
Tecnologia & Materiais|Custos|Exercício Profissional e Entidades|Mercado Imobiliário|Gestão|Arquitetura|Urbanismo|Sustentabilidade|Habitação|Infraestrutura|Legislação
  REVISTAS
Construção Mercado | Guia da Construção | aU - Arquitetura e Urbanismo | Téchne | Equipe de Obra
  aU em REDE
  LIVROS & TCPO | SOFTWARES
  GUIA DA CONSTRUÇÃO
Anuário PINI | Preços Pesquisados | Índices e Custos | Atualização Monetária | Como Especificar
  PINIempregos
Meu Currículo | Cadastrar Currículo | Buscar Vagas | Cadastrar Vagas | Buscar Currículo | Empresas | Benefícios
  SERVIÇOS
Fale Conosco | Cadastre-se | Suporte de Software | Treinamento de Software | Representantes | FAQ Portal | Anuncie | Favorito
   
  Acesse a versão Mobile do site
 
 
Gerenciamento de Conteúdo/CMS - ContentStuff.com
 
 
Construção & Mercado Arquitetura & Urbanismo Téchne Equipe de Obra