O volume de construções blindadas aumentou em cidades com alto índice de violência urbana, como São Paulo e Rio de Janeiro. Companhias especializadas registraram maior procura de construtoras por serviços de blindagem em guaritas, fachadas de prédios, portas, janelas e fechaduras.
Na Blindaço, a procura pelos serviços dobrou e o faturamento da empresa quadruplicou de 2008 a 2009. Já a Vault vem registrando um crescimento nas vendas de 20% a cada ano. Segundo as empresas, a busca por esse tipo de serviço é maior em empreendimentos localizados em áreas de risco e em edifícios comerciais, públicos e residências de alto padrão.
Execução
A Blindaço acaba de entregar o prédio da Sul América Seguros, no Rio de Janeiro, totalmente blindado. "No Sul América foram colocados 3 mil m² de vidro e 5 mil m² de caixilho", afirma Leonardo Tahan, gerente nacional de vendas da Blindaço. Os vidros à prova de bala e os caixilhos de aço tiveram um impacto de 300 t no edifício. "Mas como o (projeto) prédio já tinha previsto uma blindagem, não foi preciso fazer reforços na estrutura", explica.
 |
| Fachada do edifício da Sul América Seguros foi totalmente blindada |
Por isso, as empresas recomendam que a blindagem seja prevista ainda na fase do projeto. "Mas isso não impede que a blindagem seja feita depois", lembra Vinicius de Luca, sócio diretor da Vault. Nesses casos, pode ser necessário reforçar a estrutura do prédio ou usar um composite, mistura de materiais mais leves, como fibras, com o aço.
As empresas de blindagem possuem equipes próprias que avaliam em conjunto com projetistas estruturais da construtora o impacto do serviço. "As duas empresas têm de trabalhar juntas. O projetista da construtora apresenta a planta estrutural, a gente avalia o impacto da blindagem, ele decide se será preciso algum reforço e nós ajudamos, caso seja necessário", afirma o gerente nacional de vendas da Blindaço.
O preço varia de acordo com o tipo de produto. "O custo de uma porta, por exemplo, vai de 3,5 mil a 4 mil reais por unidade. Já o metro quadrado do vidro fica na faixa dos 2 mil reais, mas depende muito do tipo de material empregado", explica de Luca. De acordo com ele, portas blindadas são as mais vendidas em São Paulo. Já no Rio de Janeiro, a procura é maior por fachadas.
A Câmara de Blindagem Arquitetônica da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem) está preparando uma pesquisa sobre o mercado de blindagem arquitetônica em todo Brasil, que terá informações como os resultados de vendas, faturamento, tipos de sistemas mais utilizados, cidades onde o serviço é mais procurado e custo médio da blindagem. Segundo a entidade, o estudo deverá ficar pronto entre o fim de março e começo de abril.
 |
| Blindagem pode ser feitas em portas e em janelas |
 |
| Não há restrições quanto ao tipo de porta a ser blindada |
 |
| Fachadas e guaritas de edifícios tem apostado em materiais à prova de bala |
 |
| Portões blindados para indústrias também são oferecidos pelas empresas especializadas |