O setor de material de construção cresceu 9,8% de janeiro a setembro de 2008 na comparação com o mesmo período de 2007. Os dados são da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) e refletem o desempenho das lojas em volume de vendas. No acumulado dos últimos 12 meses, o desempenho do setor foi de 11%.
O presidente da Anamaco, Cláudio Conz, afirmou ter sido observada uma acomodação na atividade com pequena variação de 3% sobre setembro de 2007. As vendas acumuladas de janeiro a setembro apresentaram crescimento de 9,8%. "Os bancos e financeiras que atuam no setor passaram as taxas cobradas do consumidor final de 3,5% para 7%, exceto a Caixa Econômica Federal e o Bradesco. Além disso, já sentimos uma diminuição nos pedidos das construtoras, em função desta acomodação da atividade, mas tudo aponta para um fechamento do setor no ano de 10,2% sobre 2007, quando o faturamento do setor foi de R$ 39,48 bilhões", explica.
Para o presidente da associação, o ciclo de crescimento da construção civil será mantido mesmo com a atual crise financeira. "Só que isso ocorrerá em um patamar mais realista", explica. Segundo o presidente da Anamaco, a crise mundial, por si só, irá abrandar o crescimento do país, que chegou a 6% no primeiro semestre de 2008. Conz também acredita que a expansão do crédito continuará.
Conz ainda afirma que a diminuição nos prazos das parcelas no crédito e o aumento das taxas de juros são medidas de segurança frente às incertezas que abalam a economia norte-americana. "No entanto, essas ações poderão ser uma prova de que, nos últimos 15 anos, o Brasil vem trilhando um caminho em que a responsabilidade política, no que tange a economia, vem se destacando e permitindo, com isto, continuar com os investimentos. Dificilmente, nos próximos 3 anos, nosso setor deixará de crescer a taxas muito próximas do dobro do PIB, ou seja, na casa dos 10% ao ano", aposta.