Pini | Novos Conceitos, Novas Árvores | Revistas, Livros, Software e Serviços
 
  TCPO Modelatto
 
tamanho do textodiminuir textoaumentar texto

Novos Conceitos, Novas Árvores


Considerando o ciclo de vida dos empreendimentos, as versões anteriores do TCPO estavam focadas principalmente na etapa de construção, precisamente, na execução da obra. O TCPO Modelatto inclui também as etapas denominadas como "Pré-obra" e "Encerramento e Pós-obra".


A "Pré-obra" inclui todas aquelas atividades que precedem os primeiros serviços realizados no endereço específico de cada canteiro e ocorrem nas fases mais iniciais dos empreendimentos. Abrange a concepção e a conceituação de um empreendimento, assim como os estudos de viabilidade, de validação de investimentos, as análises de riscos, os projetos, orçamentos e o processo de licitação para contratação da etapa de Construção.


De forma análoga, conceituou-se a fase de "Encerramento e Pós-obra", caracterizada pelas atividades relacionadas ao comissionamento de um empreendimento recém-concluído.


Um dos aspectos mais importantes nesta Etapa se refere às exigências estabelecidas pela nova Norma "NBR 15575:2009 - Desempenho para Edifícios Habitacionais de até 5 pavimentos", em especial às incumbências e responsabilidades dos agentes envolvidos na produção de edificações.


Segundo a nova Norma, os projetistas e os contratantes deverão estabelecer e comunicar a Vida Útil de Projeto (VUP) para vários subsistemas construtivos, tais como estruturas, segurança contra incêndio, estanqueidade (da edificação e dos componentes), pisos internos, vedações, cobertura, sistemas hidrossanitários.


Na prática, a aplicação da nova norma de desempenho, dentre várias outras adaptações, vai exigir uma revisão nos documentos utilizados no "Encerramento e Pós-obra".

 

Para o TCPO Modelatto, foram desenvolvidas novas árvores para Materiais, Serviços, Mão-de-obra e Equipamentos. Além de serem muito mais abrangentes, as novas árvores facilitam e tornam mais intuitivas a realização do planejamento das obras, a elaboração de cronogramas e de todas as etapas do empreendimento que se baseiam nos orçamentos.


Somente para citar algumas mudanças, na árvore de serviços foram incluídas etapas específicas para Pré-obra, Segurança e Saúde, Sistemas e Soluções Ecológicas e Gestão de Resíduos, além de Encerramento e Pós-obra.


Vale lembrar que nem todos os novos conteúdos estão completamente desenvolvidos. As entregas no TCPO Modelatto são contínuas e progressivas, realizadas durante o período da assinatura.

 

Conheça agora as ofertas especiais de assinatura do Modelatto.


  TCPO Modelatto
 
tamanho do textodiminuir textoaumentar texto