Pini | Referências | Revistas, Livros, Software e Serviços
 
  TCPO Modelatto
 
tamanho do textodiminuir textoaumentar texto

Referências


Sigla para Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos, TCPO é uma referência completa para o desenvolvimento de orçamentos de construções civis no Brasil.

De uma forma resumida, pode-se dizer que o TCPO é uma base de dados, organizada e estruturada, que serve como referência para a elaboração de orçamentos executivos de obras civis a partir dos seus projetos e especificações.

Tradução de "modelado" para o italiano - idioma que remete às origens dos fundadores da PINI - o nome Modelatto vincula-se à "modelagem de obras / construções", processo mais completo e confiável descrito pela teoria da formação de preços. A modelagem de obras considera todos os aspectos específicos do endereço onde será realizada a obra, as condições de canteiro, as variáveis de execução e as condições de contratação de cada empreendimento.

E os orçamentos? Como torná-los mais precisos?

Há diversos tipos de orçamentos e a acuracidade deles depende das informações disponíveis a respeito do objeto orçado. Se há informação em quantidade e com qualidade, é possível desenvolver um bom orçamento, que apresenta valores com uma pequena margem de erro em relação aos custos reais de um futuro objeto a ser construído.

Ter informações abundantes, disponíveis e de qualidade sobre um empreendimento pressupõe contratar bons levantamentos de dados, estudos criteriosos, projetos executivos e especificações técnicas organizadas e detalhadas.

A teoria da formação de preços identifica três diferentes métodos para a realização de orçamentos:

- Por Estimativas;
- Por Composição de Custos (Padrão ou Ajustadas);
- Por Modelagem.

Para uma melhor compreensão sobre os métodos descritos acima, leia o texto "Engenharia de Custos aplicada à Construção Civil".

Conheça agora as ofertas especiais de assinatura do Modelatto.


  TCPO Modelatto
 
tamanho do textodiminuir textoaumentar texto